color options

Background Pattern

Treinamento de equipe: checklist básico


Técnico ou comportamental, o treinamento é uma estratégia necessária na sua empresa.

Equipes que se concentram nos pontos fortes, como rotina, apresentam uma produtividade 12,5% maior. Esses dados são fornecidos pela Gallup. Ou seja, treinamento de equipe é um investimento estratégico que está totalmente ligado ao aumento de produtividade.

Podemos, no geral, dividir os treinamentos em duas grandes categorias: técnico ou comportamental. O treinamento técnico acontece com a necessidade específica de aprimorar o lado operacional. Por exemplo, quando há a contratação de um novo software, quando o fluxograma de trabalho sofre modificações, ou então, quando uma nova equipe é contratada e precisa obter conhecimento dos procedimentos da empresa.

Por outro lado, o treinamento comportamental tem como foco o emocional dos colaboradores. É utilizado para fortalecer a inteligência emocional, a capacidade de trabalho em equipe, o perfil de liderança e gestão. Enfim, todos esses objetivos serão traçados levando em conta o perfil e os cargos ocupados.

Treinamento de equipe: como fazer?

  1. Diagnóstico: Os gestores definem o motivo para esse treinamento acontecer, se ele é de caráter técnico ou comportamental. Para isso, mapeiam os rendimentos da equipe. Faturamento da empresa, taxa de sucesso em vendas, horas trabalhadas, cumprimento de metas, satisfação dos clientes. Esses são alguns dos pontos a serem analisados.
  2. Objetivos: Definir o que quer ser atingido após o treinamento. Assim também, é possível enxergar se essa deverá ser uma ação pontual ou um processo contínuo. Objetivos podem ser definidos a curto e longo prazo.
  3. Formato: O treinamento será feito por uma equipe interna ou haverá contratação de uma consultoria? Será presencial ou online? Quais os equipamentos necessários? Multimídia, microfone, apostila? Serão diversos módulos e diversos dias de treinamento?
  4. Prática: Para não ficar cansativo e para haver engajamento dos espectadores, o treinamento de equipe pode oferecer uma dinâmica em grupo visando à resolução de algum problema.
Treinamento de equipe: Checklist básico

Estrutura e Local

Muitas empresas não possuem estrutura adequada para a realização desse tipo de atividade. Isso porque, dependendo do tipo de treinamento, é interessante que seja feito em um auditório amplo, que disponibilize grande número de cadeiras e equipamentos multimídias. Outro fator muito importante para não desgastar os seus colaboradores é pensar em intervalos entre uma atividade e outra. Então, organizar coffee break é indispensável.
Nesse caso, você pode contar com empresas já especializadas em oferecer esse tipo de serviço. Está procurando uma? Fale com a equipe do Friend’s Buffet e conheça a nossa localização privilegiada da Vila Olímpia – SP.

Compartilhar

Related post

X

No Comments Yet!

Leave A Comment...Your data will be safe!

Leave a Comment

X

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Chat