color options

Background Pattern

Bar Mitzvah e Bat Mitzvah – Ritos Judaicos


Bar e Bat Mitzvah – ritos que marcam a vida dos jovens no judaísmo

Bar mitzvah e bat mitzvah são rituais judaicos onde é passado para os jovens as responsabilidades do mundo adulto. Essa celebração acontece quando o menino completa 13 e a menina 12 anos.

Por isso, segundo o judaísmo nessa idade os adolescentes alcançam a maioridade religiosa e novas responsabilidades perante a comunidade. Além disso, a partir dessa data são responsáveis por seus atos e não podem atribuir suas escolhas aos pais. Segundo o judaísmo, um ano antes de completarem a maioridade ambos passam por um curso que exige dedicação e disciplina. Recebem o conhecimento na leitura hebraica na finalidade de recitar conteúdos relacionados a ética, responsabilidade social, filosofia entre outros temas.

Dessa forma os jovens se aprofundam no estudo da religião com aulas que os fazem refletir e interpretar as leis de acordo com a consciência para se tornarem cidadãos cada vez melhores.

A cerimônia

A cerimônia de bar mitzvah dos meninos existe há 2000 anos. Devido ao fato de que as mulheres eram dispensadas dos estudos religiosos, o bat mitzvah possui apenas 70 anos.

A cerimônia de bar mitzvah que tem a duração de uma hora e meia. Começa quando o menino coloca pela primeira vez o Talit, um xale de ritual sagrado que envolve os homens durante as rezas sobre a qual os jovens recita bênçãos e também é colocado outro acessório no braço chamado de Tefilin que são filactérios de couro amassados no braço junto ao coração e também sobre a cabeça é passada sete vezes. Além disso, o tefilin é usado na finalidade de proteger e abençoar.

Com a assistência de um rabino figura importante na cerimônia é firmado um pacto aos mandamentos de Torá , livro sagrado dos judeus e segundo o judaísmo é onde os jovens adquirem a percepção de outras realidades, a voz da alma começa a se manifestar enquanto desponta diante deles o mundo espiritual e justamente essa percepção que faz do jovem um ser “adulto” responsável e capaz de conviver harmoniosamente em um mundo complexo e conflitante, cumprindo sua missão de acordo com o pacto assumidos do livro sagrado.

Como se vestir para este evento?

Essa é uma dúvida que provavelmente muitos possuem por se tratar de uma cerimônia religiosa e não custa ser discreto nas vestimentas e usar o bom senso.

  1. Procure saber em qual tipo de sinagoga será a celebração, diferentes denominações no judaísmo tem regras específicas.
  2. Independente da sinagoga mantenha a discrição, evite decotes, roupas curtas e justas no corpo.
  3. Para as mulheres é adequado usar saias e vestidos compridos e os ombros devem estar cobertos com mangas ou xales.
  4. Já em relação aos homens, o ideal é terno escuro com gravata.
  5. A sutileza também está presente na maquiagem e acessórios com poucos metais.
  6. O uso kippah (chapéu utilizado pelos judeus)  pelos homens em uma sinagoga é tradicional mesmo o homem não sendo judeu. Usá-lo é um sinal de respeito.
  7. As mulheres também cobrem a cabeça com um véu de renda.

O que presentear no bar mitzvah ?

Quando ambos os jovens completam a maioridade religiosa é considerado “adulto” e para honrar essa ocasião importante na cultura é habitual presenteá-los de acordo como a religião prega. Logo, é normal presentear com dinheiro dependendo das suas possibilidades financeiras. O valor é sempre múltiplo de 18. O número 18 que em hebreu é “chai” que significa boa sorte.

Existem também alguns objetos religiosos como livros que são úteis e inspiradores. Além disso, outro objeto de destaque para as meninas é a taça de Miriam usada no sedar e em banquete cerimonial, representa a inclusão. A taça de Miriam lembra do poço de Miriam que estava de acordo com a tradição. Afinal, sempre magicamente por perto, sustentava os israelitas durante sua jornada de 40 anos pelo deserto.

Se o convidado tiver disponibilidade de gastar um pouco mais, uma joia também é uma ótima sugestão.

Seja criativo em relação às formas de presentear com dinheiro. Por isso escolha um belo cartão ou algum objeto da preferência do anfitrião.

Compartilhar

Related post

X

No Comments Yet!

Leave A Comment...Your data will be safe!

Leave a Comment

X

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.